Comunidade Rural
Ecovila e Bhakti Ashram
Goura Vrindavana
Quem somos nós
Somos uma Ecovilla fundada em 1984. A concepção do projeto “Goura-Vrindávana” deve-se, primordialmente, ao mestre espiritual Srila Prabhupada. Ele concebeu um modelo alternativo de vida para as pessoas que desejam cultivar vida espiritual saudável num meio ambiente adequado, fora da turbulência do meio urbano. Srila Prabhupada nos deixou um extenso legado de ensinamentos e orientações práticas. Dentre as diretrizes deixadas por ele para o funcionamento de uma comunidade rural, destacamos as seguintes:
a) Vida simples— um dos motes que Srila Prabhupada mais se referia era: “Vida simples e pensamento elevado.”
b) Consciência de Deus, ou consciência de Krishna—Deus no centro da vida e consciência de que tudo que existe constitui energia dEle.
c) Vida em comunidade— Qualquer um pode constatar que a sociedade moderna não favorece o ideal espiritual. O melhor para aqueles que cultivam tal ideal é agir em conjunto e criar uma atmosfera condizente.
d) Sádhana, práticas espirituais diárias— Vida espiritual requer cultivo e auto-disciplina. Num ambiente propício, os resultados são mais tangíveis.
e) Educação consciente de Deus— A vida urbana torna-se mais e mais materialista e mundana. A formação do caráter da criança, tanto no seio da família quanto na escola, tem sido tremendamente afetada por influências perversas. Precisamos ajudar nossas crianças a tornarem-se pessoas íntegras.
f) Respeito à Natureza— Hoje em dia, nós assistimos o espetáculo degradante da destruição sistemática de nosso planeta, devido à mentalidade de ganância e exploração do homem moderno. Precisamos reverter esse quadro e estabelecer novos parâmetros de relação com a Natureza.
g) Conhecendo os ciclos de vida— Muitos, hoje em dia, devido à uma vida artificial e massificada, perderam a noção dos ciclos de vida da Natureza. A prática da vida rural nos dá a visão clara dos milagres da vida na Natureza.
a) Vida simples— um dos motes que Srila Prabhupada mais se referia era: “Vida simples e pensamento elevado.”
b) Consciência de Deus, ou consciência de Krishna—Deus no centro da vida e consciência de que tudo que existe constitui energia dEle.
c) Vida em comunidade— Qualquer um pode constatar que a sociedade moderna não favorece o ideal espiritual. O melhor para aqueles que cultivam tal ideal é agir em conjunto e criar uma atmosfera condizente.
d) Sádhana, práticas espirituais diárias— Vida espiritual requer cultivo e auto-disciplina. Num ambiente propício, os resultados são mais tangíveis.
e) Educação consciente de Deus— A vida urbana torna-se mais e mais materialista e mundana. A formação do caráter da criança, tanto no seio da família quanto na escola, tem sido tremendamente afetada por influências perversas. Precisamos ajudar nossas crianças a tornarem-se pessoas íntegras.
f) Respeito à Natureza— Hoje em dia, nós assistimos o espetáculo degradante da destruição sistemática de nosso planeta, devido à mentalidade de ganância e exploração do homem moderno. Precisamos reverter esse quadro e estabelecer novos parâmetros de relação com a Natureza.
g) Conhecendo os ciclos de vida— Muitos, hoje em dia, devido à uma vida artificial e massificada, perderam a noção dos ciclos de vida da Natureza. A prática da vida rural nos dá a visão clara dos milagres da vida na Natureza.
Qual é, então, em poucas palavras, a meta de Goura-Vrindávana?
Fazer desse pedacinho de terra que Krishna colocou em nossas mãos, um santuário ecológico, assim como, um santuário espiritual.
A idéia é construir um modelo irradiador e multiplicador de uma comunidade sustentável, ambientalista, beneficente e consciente de Deus. Se esse propósito for cumprido, temos certeza que nossa passagem por essa vida não será em vão.
Surabhi Seva - Programa de proteção às vacas
Em praticamente todas as civilizações antigas, existia uma íntima integração entre os bovinos e os seres humanos: A vaca fornecendo o leite, e o boi dando sua força nas atividades de tração e aração. Na civilização védica da Índia milenar, essa integração tornou-se uma das características principais de sua cultura.
Nos Vedas, escrituras sagradas dessa cultura, tanto o planeta Terra quanto a vaca têm o mesmo nome: a palavra sânscrita gau. Isso também ocorre na língua grega com a palavra gaia. A idéia é que tanto a Terra quanto a vaca nutrem e protegem seus filhos.
Com o advento da era industrial e a conseqüente mecanização das atividades rurais, o boi perdeu sua função original. Por sua vez, a produção de leite e derivados deixou de ter seu caráter domestico e tornou-se industrializada. Uma produção industrializada de leite requer uma constante procriação das vacas. Os bezerros machos, inúteis para o trabalho no campo, passaram a ser a matéria prima de uma poderosa e lucrativa indústria de carne.
A espécie bovina tem sido assim ostensivamente explorada e violentada, a níveis que comprometem a sensibilidade e moralidade humana. Essa mentalidade de ganância e exploração, que proliferou nos últimos séculos, deixou marcas praticamente irreversíveis na superfície de nosso planeta.
Precisamos, portanto, reverter esse quadro, revisar o modelo vigente e mudar o paradigma da relação dos humanos com a terra e com os animais. Para esse propósito, culturas antigas, como a cultura védica, fornece-nos elementos preciosos que podem ser inseridos no contexto atual. Com nosso projeto, queremos também resgatar e preservar a cultura brasileira da ocupação dos bovinos no campo que está totalmente decadente e em fase de extinção.
Geração de energia
Dentro do ideal de desenvolvimento sustentável, planejamos e executamos um projeto de uma Usina Hidrelétrica para geração sustentável de energia elétrica. O projeto levou aproximadamente 5 anos para ser concluído, e hoje abastece a Ecovilla com 20 kva.
Fabrica de banana passa
A Unidade de Secagem de Banana foi idealizada com um conjunto de objetivos, entre eles:
- 1) fornecer emprego para mão de obra ociosa local, evitando o exodo rural;
- 2) aproveitar o potencial bananeiro das montanhas de Paraty;
- 3) agregar valor ao produto;
- 4) ajudar na manutençaõ financeira da Ecovilla.
Pousada Dharma Shala
O termo Dharma Shala é um conceito tradicional na Índia, que denota hospedagem voltada para pessoas no humor de retiro, busca espiritual, introspecção e harmonia com a natureza. A tradução literal significa “local da espiritualidade”.
Na Índia é comum que nos “Tirthas” ou “Dhamas” (locais sagrados de peregrinação) hajam hotéis e pousadas que conservem uma atmosfera e ambiente espiritualizado, e transcedental. Esses locais são chamados de Dharma Shalas.
É dito que o que caracteriza um local sagrado são os “Sadhus” (pessoas santas) que por ele passam ou residem. Os peregrinos e visitantes que procuram as Dharma Shalas buscam fugir do turismo convencional e mundano, e acabam criando nesses locais, centros de convergência de pessoas santas, ou “Sadhus”.
A Pousada Dharma Shala trabalha para que seus hóspedes tenham a mesma sensação que tivessem no oriente, sem perder o conforto e estrutura característicos do ocidente. Cada quarto possui um nome e decoração de um “Dhama Sagrado”, que ajudam o hóspede a fazer essa viagem.
O objetivo principal é manifestar perante a exuberância da Mata Atlântica, esse conceito oriundo do local mais espiritualizado e místico do planeta: a Índia.
Contato:
Telefones:
(21) 8202.2852
(24) 9962.5262
Email:
contato@goura.com.br
Rod.Rio Santos –BR101
Km 558 – Graúna – Paraty, RJ
EDUCAÇÃO:
Escola de Educação Védica e Ensino Fundamental
ESCOLA BHAKTI DE ENSINO FUNDAMENTAL:
Plano Escolar
Identificação
A Escola
A Escola Bhakti de ensino fundamental tem sede em Franco da Rocha, à Av. Giovani Rinald, 200, Parque Vitória, São Paulo, CEP.07854-120, telefone 4444-5821
, CNPJ(M.F.) nº 54.366.034/0001-23
, CNPJ(M.F.) nº 54.366.034/0001-23
A Mantenedora
A Escola Bhakti de ensino fundamental é mantida pela Fundação Bhaktivedanta, estabelecida à Rua Elia Regina, 15, CEP. 07854-130, Pq. Vitória, Franco da Rocha, São Paulo, telefone 4444-0782.
Fins e Objetivos
A Escola Bhakti de ensino fundamental tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças e jovens de 6 (seis) até 15 (quinze) anos , no curso de Educação Fundamental, de acordo com o disposto na LDB 9.394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
A Escola Bhakti de Ensino Fundamental busca resgatar os valores humanos e espirituais das crianças e jovens. Algo que foi ignorado durante muitos anos na maioria das escolas, provocando essa grande crise nas instituições de ensino atuais. Muito conteúdo teorico e pouca enfase em resolver os verdadeiros problemas da vida, à saber: nascimento, doença velhice e morte.
Trabalhar com crianças e jovens é um compromisso complexo porém de fundamental importância para transformarmos a sociedade e formarmos pessoas melhores, pois é nessa fase que o processo de aprendizagem se encontra mais latente e todo o caráter do individuo é formado.
Seguindo os preceitos védicos de ensino as Escolas Bhakti buscam cumprir os seguintes objetivos:
Objetivos Gerais:
Os alunos formados nas escolas Bhakti serão capazes de:
· Apreciar e absorver as instruções dos acaryas (grandes mestres), tendo como referência A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada.
· Dar continuidade a cultura da devoção através da consciência de Krishna (consciência divina).
· Aplicar os ensinamentos tradicionais dos Vedas na sociedade atual de acordo com tempo, lugar e circunstância.
· Praticar uma cultura de respeito com todas entidades vivas.
· Demonstrar um bom caráter.
· Valorizar sua individualidade.
· Apegar-se ao guru (mestre) e a Krishna (Deus) e desapegar-se de Maya (vícios e condicionamentos materiais).
· Sentir-se livres e preparados para exercer seu livre-arbítrio.
Metodologia:
→ Bases Gerais:
A metodologia pedagógica de Bhakti se concentra na interação pessoal entre o professor e o aluno, e entre os próprios alunos, portanto o lema é:
· Respeitar os seniores
· Manter a amizade e companheirismo com os iguais
· Ser bondoso, especialmente, com os menos experientes
Para isso deve-se evitar o seguinte comportamento:
· Desrespeitar os mais seniores
· Competir com os iguais
· Explorar os menos experientes
O bom relacionamento e trabalho em equipe é essencial para o andamento do projeto educacional. Portanto todos participantes do programa educacional são agentes participativos. As decisões são sempre tomadas em conjunto.
→ Papel dos Educadores:
O espírito de um professor de Bhakti é definido nos Dharmasutras de Apastamba (8.24-25) “...deve amar o pupilo como um filho e se devotar completamente a ele, deve transmitir-lhe conhecimento sem poupar nenhum esforço e respeitar o dharma (caminho correto). Exceto em caso de emergência ele não deve utilizar o pupilo para cumprir seus propósitos em detrimento de seus estudos...”
Prabhupada o mestre perfeito, disse que o professor deve instigar o aluno a amá-lo e ao mesmo tempo respeita-lo. Ou seja o mestre deve manter sua autoridade em sala, através de seu exemplo pessoal, mas ao mesmo tempo ter uma relação muito amorosa com seus pupilos.
A autoridade do mestre se baseia em:
·
o Conhecimento profundo em sua área.
o Estar fixo no dharma (seu papel como mestre)
o Manter o ambiente e o grupo em harmonia
o Demonstrar um caráter genuíno
o Inspirar confiança
A conexão amorosa do mestre se baseia em:
·
o Ter uma apreciação genuína por seus pupilos
o Respeitar seus alunos em seu desenvolvimento e dificuldades
o Estar disposto a sacrificar-se por seus pupilos
o Ver seus pupilos como um presente divino em sua vida
No ambiente escolar existem três agentes educadores:
1) Tutores: que coordenam um grupo específico de pupilos em suas atividades gerais e é responsável por observar e cuidar de cada um individualmente, ele deve conhecer profundamente seus pupilos, suas falhas, qualidades, dificuldades e auxilia-lo da melhor maneira possível em seu desenvolvimento educacional.
2) Mestres: Se responsabilizam em ensinar uma matéria específica.
3) Orientadores: são alunos mais adiantados que sob a guia dos tutores e mestres auxiliam os mais novos em seu processo de aprendizagem.
→ Ciclos:
→ Ciclos:
A organização das escolas Bhakti não seguem o padrão moderno de salas ou classes seriadas. No ensino fundamental (5-15 anos) as atividades escolares são divididas em ciclos multi-etários:
Kumara – 5 à 7 anos
Pauganda – 8 à 11 anos
Kaishora – 12 à 15 anos
Ora as atividades são realizadas pelos ciclos separadamente, ora todos ciclos participam conjuntamente.
→ O Ambiente da Escola:
A estrutura do edifício e a ambientação dentro do prédio escolar é organizada de acordo com o Vastu Sastra (ambientação védica). De forma que todos os móveis, instrumentos, posições e direções estejam em harmonia para um ensino-aprendizado melhor.
Nas escolas de Bhakti não há paredes ou salas convencionais, os ambientes de ensino se mesclam, criando uma conexão multidisciplinar para as atividades dos alunos.
Portanto o ambiente deve sempre ser repensado, organizado, planejado, levando em consideração os alunos e as atividades desenvolvidas.
Esse ambiente deve manter espaços que:
·
o Favorecerão o desenvolvimento da auto e hetero-disciplina.
o Despertem o sentido criativo e intelectual do aluno
o Instiguem a autonomia e responsabilidade
o Favoreçam o trabalho multidisciplinar em equipe
Avaliação:
As avaliações não são baseadas somente em exames como na maioria das escolas atuais, há uma constante avaliação dos alunos pela equipe de educadores, que analisam suas dificuldades e habilidades no desenvolvimento do projeto pedagógico. A avaliação é continua e não existe reprovação, a atenção é dada a cada aluno individualmente para que todos possam progredir em seu desenvolvimento. A participação das famílias no planejamento, desenvolvimento e encerramento das atividades escolares também é de suma importância, o intercâmbio família - escola é elemento fundamental das escolas Bhakti.
Modelo Curricular
· Filosofia / Escrituras
· Sadhana e Adoração (Pancaratra)
Ciências Védicas – Veda e Vedanga
· Mantras
· Sânscrito
· Matemática Védica e Jyotish
Artes Védicas e Ciências Sociais – Upanga
· Comunicação: ( português, inglês, discurso e conceitos de linguagem)
· Lógica e hermeneutica: Nyaya e Mimamsa
· Ciência Civil: Varnashrama, administração economia e ética
· Purana: História, Geografia e Ciências Naturais.
· Artes védicas tradicionais (64 kalas)
· Educação física
Conhecimento Transcedental - Vedanta e Pancaratra
Filosofia:
APRESENTAÇÃO:
O estudo da filosofia constitui uma base fundamental no desenvolvimento do homem, já que, todos nossos pensamentos, ações e palavras são frutos de nossos conceitos filosóficos.
Portanto, vemos o ensino da filosofia como um eixo transversal que conecta todos outros temas de conhecimento, é uma peça fundamental para elevarmos nossas vidas.
Por trabalharmos com a proposta de desenvolvimento da consciência divina utilizamos a literatura e filosofia védica, por esta conter um conhecimento rico e vasto sobre o ser humano, Deus e a transcendência.
CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA VÉDICA:
O estudo do ser humano, do mundo da sociedade e da transcendência são trabalhados de maneira especial na literatura védica, pois, são extremamente objetivos e se foca na busca do auto-conhecimento e da emancipação do ser pelo desenvolvimento da devoção. Esse conhecimento foi desmembrado por seis escolas filosóficas ao longo da história da Índia:
· Nyaya (lógica e razão)
· Vaisesika (atomística)
· Sankhya (estudo analítico da realidade)
· Yoga (auto-disciplina – auto realização)
· Karma-mimamsa (realização do dever)
· Vedanta (metafísica)
E nos é apresentado através de variada literatura e comentários feitos por grandes mestres que viveram em locais distintos e em tempos diferentes, mas, se conectam profundamente em seu ideal, auxiliar toda humanidade a resgatar sua consciência original de amor e devoção pura a Deus e a toda sua criação.
FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Não há restrições para o ensino da filosofia, já que o ser humano desde sua tenra idade já exerce sua função intelectual se questionando internamente e buscando soluções para suas angustias.
No ensino fundamental os alunos devem ser capazes de buscar respostas para perguntas do tipo: Quem sou eu? Qual minha missão nesse mundo? Quem é Deus? E muitas outras.
Esse é o momento da vida em que a pessoa deve aprender a lidar e solucionar seus conflitos pessoais, existenciais, sociais, etc...
Para que quando ele comece a exercer seus deveres sociais ele tenha maturidade para assumir responsabilidades em sua vida e ao mesmo tempo continuar a emancipação de sua consciência. Para isso o professor deve estar sempre disposto a responder as questões de seus alunos ou fornecer meios para que ele encontre respostas à essas perguntas, sempre respeitanto a individualidade do aluno e seu processo de aprendizagem.
MATÉRIAS:
· BHAKTI SHASTRI – Bhagavad Gita, Isopanisad, Néctar da Devoção (Parte 1) e Upadesamrta
· VASTU TRAYA – Sambanda, Abhidheya e Prayojana
· DASA-MULA-TATTVA – As dez verdades essenciais do Senhor Caitanya.
· LÓGICA
· SAD-DARSHANAM – Os seis sistemas da filosofia védica
· FILOSOFIAS E RELIGIÕES DO MUNDO
· REVISÃO DOS VEDAS
· INTRODUÇÃO AO SRIMAD BHAGAVATAM
Sadhana e Adoração (Pancaratra) – Ensino Religioso
APRESENTAÇÃO:
Constituido de práticas reguladoras para o controle da mente e dos sentidos o sadhana nos qualifica a um estágio de pureza e auto-controle para podermos executar os diferentes processos de devoção.
Um dos principais processos na prática dessa devoção é arcana, a adoração à forma transcendental do Senhor que foi descrito há milhares de anos pelo sábio Narada Muni em seu Narada Pancaratrika.
Essa matéria desmembra as práticas religiosas da tradição Gaudya-Vaishnava e sua aplicação em nossas vidas práticas.
CARACTERÍSTICAS DO SADHANA E PANCARATRA:
Desde que acordamos até a hora de dormirmos, executamos centenas e milhares de atividades. E nossa consciência vai se moldando de acordo.
No intuito de proteger-nos das energias negativas do dia a dia os grandes sábios e devotos nos deixaram um grande número de instruções sobre como executarmos essas atividades de tal maneira que nossa consciência esteja sempre equilibrada e progressiva.
Com esse equilíbrio interno podemos realizar tranquilamente nossas atividades litúrgicas, desde o cantar dos mantras às cerimonias ritualísticas dos sacerdotes no templo.
O sadhana e pancaratra fundamentam a base da cultura e tradições Gaudya Vaishnavas.
SADHANA E PANCARATRA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Nossos pensamentos formam nossas palavras, que produzem nossas ações, essas ações formam nosso caráter que por sua vez constituem nossa cultura.
Se desde pequenos já compreendemos a importância da auto-disciplina e da religião podemos evitar muitos problemas futuros e estar mais aptos à servirmos como portadores da energia divina.
Da infância à juventude o ser humano passa por diferentes ciclos psico-sociais, enfrentando diferentes conflitos em seu amadurecimento. A prática do sadhana fornece à criança e o jovem um fortalecimento interior e uma proteção de seus sentimentos mais tenros internos, formando adultos maduros e centrados. Juntamente com o sadhana a prática de arcana possibilita que o estudante desenvolva um relacionamento pessoal e devocional com a personalidade de Deus situando-o desde cedo na plataforma da transcendência.
Cabe ao professor reconhecer as fases em que seus alunos se situam e fornecer os meios para que eles formem seu caráter e seu estilo de vida. O exemplo do mestre é fundamental para o aprendizado dos alunos.
MATÉRIAS:
· Upadesamrta – Néctar da Instrução
· Narada Pancaratra0Hari-Bhakti-Vilas
Ciências Védicas – Veda e VedangaMatemática e Jyotish (astronomia)
APRESENTAÇÃO:
Como é sabido no meio acadêmico as maiores chaves para o avanço da matemática vieram da Índia Antiga, como o conceito do um absoluto e o conceito do zero.
A matemática védica está intrinsecamente conectada a filosofia dos vedas e se baseia no conceito de que cada número está conectado a um planeta no universo, daí a conexão entre o Jyotish e a matemática.
Todos conceitos matemáticos se baseiam em dezesseis sutras, que são aforismos. Descrevendo a maneira natural em que a mente trabalha, sua razão e sua lógica. Proporcionando um sistema único de regras e princípios simples que nos permitem resolver todos problemas de uma maneira simples e efetiva.
CARACTERÍSTICAS DA MATEMÁTICA VÉDICA:
Geralmente no ocidente o estudo da matemática é realizado a partir de regras numéricas que são memorizadas sem compreendermos muito seus valores em nossas vidas, provocando muitas vezes um desanimo por parte dos estudantes.
A matemática védica, do contrário, é apresentada como um sistema unificado de conhecimento, O 1 é muito utilizado, dele todos outros números de derivam, menos o zero, que representa o vazio.
Resumida em 16 sutras que descrevem regras condensadas de como utilizarmos a matemática em nosso dia a dia, trazendo a matemática para a nossa razão e realidade. O sistema de aplicação da matemática védica parte do princípio que o número 1 é absoluto e todos os outros emanam dele, por isso ele é muito utilizado. Na verdade só existem nove número e o zero que representa o vazio. Por isso não há sustos ou preocupações em se realizar contas com muitos algarismos, as fórmulas da matemática védica sempre simplificam as contas com base no 1 ou 10, 100, etc... E além disso, para cada tipo de problema existem 3 ou mais fórmulas diferentes para resolve-lo.
MATEMÁTICA VÉDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Questionar alguém sobre a eficácia da matemática védica no desenvolvimento da criança.
No ocidente não temos relatos de experiências com a matemática védica, mas ela foi utilizada por milhares de anos na Índia Antiga e ainda hoje é utilizada em algumas escolas e até em universidades.
Por contar com um vasto sistema de fórmulas baseadas nos sutras, a matemática védica fornece um processo pedagógico gradual e uma metodologia de ensino fácil e prática que pode ser facilmente utilizada caso os professores tenham treinamento apropriado e material adequado.
Ela fornece uma gama variada de soluções aos problemas matemáticos e dão a possibilidade do aluno desenvolver se próprio entendimento e rezão, além de ser muito mais divertido e lúdico para os alunos.
APRESENTAÇÃO:
Todos percebemos a grande influência do bem em nossas vidas, um grande instrumento de comunicação, que afeta profundamente nossa consciência.
Os mantras se enquadram em uma categoria diferenciada de som, pois, nos conecta a outra realidade, ao plano metafísico, à transcendência. Alem dessa conexão, os mantras trabalham a capacidade de memorização do indivíduo e exercem uma função sublimadora às atividades da pessoa, concentrando sua energia mental e intelectual no trabalho devocional.
Os mantras podem ser recitados através da repetição individual na forma de orações ou musicalmente em grupo.
Seguindo a tradição védica os mantras são recitados na língua sanscrita, exigindo um aprendizado básico por parte dos alunos. O sânscrito, sendo uma língua mãe para diversas outras línguas do mundo, contém uma fonética e ….......muito complexa e abrangente despertando o raciocínio lógico e científico dos alunos, requerido para o aprendizado das línguas.
A eficácia dos mantras na educação vem sendo confirmada a milhares e milhares de anos na Índia e vários outros países do oriente.
CARACTERÍSTICAS DO SÂNSCRITO E MANTRAS:
Os mantras têm sua origem nos vedas, as primeiras escrituras do universo provam a veracidade do sânscrito e nos servem de diversas finalidades. Se tratando de uma escola devocional, nosso curriculum irá focar nos mantras de bhakti. O processo de aprendizado dos mantras se inicia com a repetição, passando para a memorização, reflexão, aplicação e pós-reflexão.
Tomemos como exemplo o mantra:
OM SAHA NA VAVATU
SAHA NAV BHUNAKTU
SAHA VEERYAM KARAVAA VAHAI
TEJASVI NAVADEETEMASTU
MA VIDHWIGHA VA HAI
OM SHANTI, SHANTI, SHANTI
Esse é um mantra para ser recitado ao iniciar e terminar os estudos. Primeiro, através da repetição ou memorização, depois refletimos em seus significado:
SENHOR, NOS PROTEJA, NOS ALIMENTE
QUE POSSAMOS TER A CAPACIDADE DE
ESTUDAR E APRENDER AS ESCRITURAS
QUE NOSSO ESTUDO SEJA BRILHANTE E QUE NÃO BRIGUEMOS ENTRE NÓS
OM PAZ, PAZ, PAZ.
Com esse significado em mente aplicamos em nossa vida pessoal com a mesma disciplina em que aprendemos os mantras.
Muitos desses mantras podem ser utilizados em cerimônias religiosas védicas.
A pronuncia correta desses mantras na língua sanscrita é muito importante e desperta diferentes estados de consciência nos alunos, portanto, o mínimo do sânscrito é necessário para a pronuncia do sânscrito.
MANTRAS E SANSCRITO NO ENSINO FUNDAMENTAL:
O ensino dos mantas pode ser aplicado mesmo para as crianças mais novas, em geral, todas as crianças gostam de participar, pois, além de criar um espírito de grupo9, instiga as crianças e jovens a memorizar novos mantras e relembrar os antigos.
Os mantras auxiliam as crianças a aumentar sua capacidade de memorização, leitura e fonética. Alem disso, os mantras por tratarem de temas devocionais, cultivam a ternura e pureza das crianças e dos jovens.
O professor deve estar sempre alerta para ensinar os mantras de uma maneira que desperte o interesse dos alunos e ao mesmo tempo manter o caráter disciplinativo do aprendizado dos mantras.
NYAYA E MIMAMSA – LABORATÓRIO DE CONHECIMENTO:
APRESENTAÇÃO:
Na sociedade atual não há um parâmetro confiável para reconhecer o que é conhecimento válido e inválido, útil e inútil, falso e real.
E muito menos um estudo de como se aplicar o conhecimento corretamente.
Nyaya ou razão e lógica é um sistema védico que trabalha com o conhecimento, sua percepção, análise, aplicação e finalidade. Qual o fundamento de nosso conhecimento? Como aplica-lo?
O estudo do nyaya nos fornece ferramentas críticas para compreender a realidade, nós mesmo nós tornamos agentes de nossa percepção, não é que simplesmente aceitamos tudo que vemos, ouvimos, etc...
Devemos saber, conhecer e aplicar o conhecimento e ensinamento.
Na cultura védica há uma sistematização desses temas na forma de sistemas filosóficos de lógica e hermeneutica, ou seja, o estudo do conhecimento e sua aplicação prática. Conhecidos tradicionalmente como nyaya e mimanasa.
Esses estudos são essenciais para compreendermos a natureza do conhecimento, como analisá-lo, aplicá-lo e quais são seus fins. Portanto, denominamos esse tema de: Laboratório de Conhecimento.
CARACTERÍSTICAS DO NYAYA MIMAMSA:
Nyaya é um dos seis sistemas de filosofia dos vedas e foi elaborado pelo sábio Gautama . Ele estuda a fonte e a natureza do conhecimento, com a finalidade de nos liberar da dualidade e do sofrimento nesse mundo (ignorância = dor);
O nyaya tem 16 divisões no estudo da realidade:
I- QUATRO FONTES DE CONHECIMENTO VÁLIDO:
1- PERCEPÇÃO
· ordinária
· indeterminada
· extraordinária
· classificação
· associação
· intuição
2-INFERÊNCIA
· afirmações
· razão
· exemplo
· proposição universal
· conclusão
3-COMPARAÇÃO
4-TESTEMUNHA
II – Doze objetos do conhecimento:
Atma, o corpo, seis sentidos, objeto dos sentidos, cognição, mente, atividade, defeitos mentais, renascimento, resultados, sofrimento, liberdade do sofrimento.
III – DÚVIDA
IV – META
V – EXEMPLO
VI – DOUTRINA
VII – CONSTITUINTES DA INFERÊNCIA
VIII - ARGUMENTO HIPOTÉTICO
IX – CONCLUSÃO
X – DISCUSSÃO
XI – BRIGA
XII – RACIOCÍNIO IRRACIONAL
XIII – RESPOSTA INJUSTA
XIV – GENERALIDADE BASEADA EM UMA FALSA ANALOGIA
XV – CHÃO PARA DERROTA
Com o estudo de todos esses elementos podemos reformar nosso raciocínio lógico e administrar melhor nossa compreensão.
O mimansa nos faz indagar sobre a natureza da ação correta “dharma”. Ele nos mostra a metodologia da interpretação dos vedas, trazendo também a justificativa dos rituais védicos.
Ele propõe esse estudo dividindo o conhecimento em:
1- Mandamentos
2- Hinos
3- Nomes
4- Proibições
5- Explicações
O foco do mimansa é a ação:como, porque e qual o fundamento de nossas ações.
Nyaya e mimansa no ensino fundamental:
Nas instituições de ensino do ocidente o desenvolvimento do raciocínio lógico é geralmente fundamentado no ensino da matemática, o que limita o estudante à um raciocínio fechado, a uma visão cartesiana do mundo. No ensino védico a lógica engloba elementos metafísicos, que ampliam o campo de visão do estudante. A lógica sempre é analisada através da filosofia e da metafísica.
Também como complemento ao pensamento lógico e ao estudo dos vedas, o estudante aprende a aplicar o conhecimento seguindo o dharma, não como um dogma, mas compreendendo o porquê de sua aplicação.
Respeitando as diferenças de idade e compreensão o professor deve saber, de maneira lúdica, inserir os diferentes sistemas de análise do eu e do mundo dos alunos, procurando formar alunos coerentes em seus pensamentos, palavras e ações. Alunos indagativos, que conheçam a realidade e como trabalhar com as situações que os rodeiam.
CIÊNCIAS CIVIS: ÉTICA, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA (VARNASHRAM)
APRESENTAÇÃO:
Por sermos seres sociáveis, é de suma importância compreendermos como funciona a sociedade, quais nossas potencialidades e qual papel podemos exercer nessa sociedade, afim de mantermos um equilíbrio entre nossas necessidades e as necessidades daqueles que nos acercam.
A cultura védica nos apresenta um método simples e funcional no estudo das ciências civis, O varnashram, que nos traz informações sobre a característica psico-social dos indivíduos e, como essas características se desenvolvem formando grupos sociais e como os diferentes indivíduos nesse grupo podem se relacionar saudavelmente respeitando a individualidade de cada um.
CARACTERÍSTICAS DO VARNASHRAM:
O Varnashram propõe um estudo social diferenciado, pois, apresenta uma dinâmica muito distinta da que nós estamos acostumados na sociedade atual.
Hoje em dia a sociedade tende a generalizar os direitos e deveres de seus membros, sem levar em consideração as diferenças psico-sociais, o que gera conflitos muito complexos. O varnashram, pelo contrário, apresenta uma análise mais detalhada dos deveres e direitos dos cidadãos em relação à natureza dos próprios indivíduos. Essa análise passa por três focos diferentes, à saber:
1- Filosofia e ética
2- Política moral e administração
3- Produção e economia
Sob este prisma, o varnashram, alem de nos ajudar a compreender a psicologia dos diferentes membros da sociedade, nos traz um … prático código de educação social, respeitando os aspectos gerais e pessoais dos membros da sociedade.
VARNASHRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL:
O varnashram deve ser ensinado desde o princípio da educação. Primeiramente os alunos devem compreender profundamente esta dinâmica social, que propõe uma relação dialética entre o indivíduo e a sociedade. Ele deve compreender que todos devem ser respeitados em sua individualidade e que pode haver uma harmonia saudável mesmo entre os indivíduos mais diferentes da sociedade.
O segundo passo é ajudar os alunos a compreender suas próprias tendências psicológicas e como ele pode ser útil na sociedade, dentro de sua individualidade, em outras palavras, o aluno deve se aceitar em sua individualidade e ao mesmo tempo reconhecer suas falhas e potencialidades nas relações sociais.
Finalmente o aluno deve receber uma orientação específica para desenvolver ao máximo suas qualidades individuais através de um programa que já é apresentado através da literatura védica, este último passo é uma espécie de orientação vocacional.
O ensino do varnashram no ensino fundamental é apresentado através do estudo social e psicológico através de uma abordagem dialética.
HISTÓRIA, GEOGRAFIA E BIOLOGIA:
APRESENTAÇÃO:
Conhecer o eu em relação ao mundo faz parte dos primeiros degraus da auto-realização. Para formarmos pessoas conscientes devemos transmitir informação suficiente sobre nosso universo, nosso mundo, nosso corpo e, qual foi a história que nos trouxe aqui e como será o futuro. Sabemos das constantes mudanças nas teorias de ensino da história, geografia e principalmente
das ciências naturais. Portanto, nosso ponto de referência no ensino das ciências humanas e biológicas é o Bhagavat Purana, que nos dá detalhes da história completa do universo e da frande variedade de corpos materiais, da terra, etc...
CARACTÉRISTICAS DA HISTÓRIA, GEOGRAFIA E BIOLOGIA:
HISTÓRIA:
Podemos estudar a história de várias maneiras, geralmente o estudo da história é realizado através da análise de grandes eventos que marcaram a sociedade humana sob o foco daqueles que registraram esses eventos, a partir daí podemos ter uma compreensão parcial do presente e um vislumbre do que pode ser o futuro. Na história dos puranas temos uma visão completa desde o início do universo até o momento de sua dissolução e todos registro e eventos são realizados por grandes devotos, que preenchem a história com uma visão diferenciada, teísta, devocional e muito humana. Não apenas um foco político ou econômico à história.
GEOGRAFIRA:
Seguindo o modelo dos puranas na história, a geografia também é transmitida de maneira diferenciada nos vedas. A estrutura do universo, a constituição e posição da terra, a divisão dos continentes e a interação entre os povos do mundo, etc... assumem uma profundidade considerável.
BIOLOGIA:
O fenômeno da vida é tratado nos puranas de maneira definida e organizada, lá é descrito não somente o desenvolvimento dos seres vivos e a vasta variedade de corpos que habitam este plano material, mas há um estudo elaborado do porquê existe essa variedade, qual a causa do desenvolvimento e comportamento desses corpos, a natureza das formas, da cor, dos sabores, etc...
O estudo dos puranas também vem acompanhado das filosofias vaisheishika (atomística) e Shankya (teoria da causa e efeito).
HISTÓRIA, GEOGRAFIA e BIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL:
Como mencionado anteriormente esses três temas se relacionam, pois tratam de ciências humanas e naturais. Eles cumprem a função de localizar o aluno em sua posição no mundo e na sociedade, aprendendo cientificamente como esse mundo funciona à partir dos diferentes fenômenos sociais e naturais que governam o universo.
A partir dessa compreensão os alunos terão uma visão mais ampla e profunda do mundo e deles mesmo, aprendendo a agir de maneira mais devocional e eficaz em suas...,podendo não somente ajudar a si mesmos e aos outros em suas vidas seculares, como também descobrindo as tecnologias necessárias para se libertar do condicionamento e sofrimento material.
Para cumprir os propósitos pedagógicos dessas ciências naturais e humanas o professor deve estar muito bem versado nas escrituras (ic.Bhagavat Purana e Mahabharata) e deve saber como transmitir os diferentes temas às crianças em suas distintas fases de desenvolvimento.
Comunicação: Português, inglês, espanhol, conceitos de linguagem e discurso.
Apresentação:
Para obtermos sucesso, tanto na vida secular, quanto na vida espiritual, devemos ter um domínio da linguagem, tanto falada quanto escrita. Afinal é através do som que a realidade e a verdade se revelam para nós. O bom aprendizado da língua portuguesa e sua gramática é pré-requisito básico para o aluno se desenvolver em todas outras matérias, e o inglês e espanhol se transformaram em línguas de comunicação global, sendo de grande importância na atualidade.
Características:
O domínio da linguagem e da comunicação são imprescindíveis na formação do individuo. Quantas vezes não nos encontramos falando algo errado na hora errada e local errado e depois nos arrependemos? Quantas vezes queremos expressar nossos pensamentos ou sentimentos e simplesmente não conseguimos?
Por isso quando falamos de linguagem e comunicação devemos levar em conta o quanto somos eficientes e ler o mundo que nos acerca e como nos expressamos em relação a esse mundo e os outros, portanto o ensino da língua não se baseia somente em decorar regras gramáticas, mas em uma dinâmica dialética entre a leitura de mundo e as diferentes expressões formais e informais da língua. Tornando muito importante o estudo dos conceitos de linguagem. Exercícios na forma de redações, leituras em grupo, interpretações, soletramento, discursos, etc... São extremamente importantes para um desenvolvimento completo do indivíduo em sua capacidade de comunicação.
Línguas no Ensino Fundamental:
Não há etapa da vida mais importante do que a infância e a juventude para o aprendizado das línguas. O sentido de comunicação está latente e em plena fase de desenvolvimento, a descoberta do mundo, típica da etapa de mano maya (consciência do mundo e sua diversidade), leva as crianças e jovens a questionar todo tipo de fenômeno que eles experienciam. Portanto o conhecimento da linguagem deve ser muito bem trabalhado para que os alunos possam tirar o máximo proveito de seu aprendizado.
Diferente do sânscrito, que é uma língua científica, as outras línguas derivadas do latim se desenvolveram de maneira aleatória, sua gramática e suas regras não seguem um padrão epistemológico lógico. Portanto o aprendizado de todas essas línguas como o português, inglês e o espanhol se classificam como uma arte, não como ciência. Dessa forma nos três ciclos de aprendizado da escola de Bhakti deve-se dar um foco diferente ao estudo das línguas, na primeira fase (Kumara) o foco é dado na alfabetização, no segundo (Pauganda) o foco é dado na aprendizagem dos conceitos de linguagem e desenvolvimento do vocabulário, através de um programa mais intenso de leitura e expressão de linguagem. Na terceira fase (Kishora) é dado enfase ao aprendizado da liguagem formal e o discurso, a elaboração de textos e poemas devocionais, resumos e interpretações de textos, etc...
O educador deve prover ao aluno uma gama variada de opções para o aprendizado lúdico, deve haver uma avaliaçao constante dos alunos e como eles estão progredindo no aprendizado das diferentes línguas.
Artes Védicas Tradicionais:
Apresentação:
Existem 64 artes védicas como são descritas no Srimad Bhagavatam:
1
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Cantar
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33
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Pequenos dramas e anedotas
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2
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Tocar instrumentos musicais
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34
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Solucionar versos enigmáticos
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3
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Dança
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35
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Fazer argolas e bastões
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4
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Teatro
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36
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Tecer
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5
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Pintura
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37
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Carpintaria
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6
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Pintura facial e pinturas no corpo
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38
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Engenharia
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7
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Fazer desenhos com pó de arroz e flores
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39
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Testar jóias e metais
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8
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Decorar com flores
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40
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Metalurgia
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9
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Preparar substancias para limpar os dentes, roupas e o corpo
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41
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Tingir jóias
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10
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Fazer moldes para jóias
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42
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Mineralogia
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11
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Arte de arrumar cama
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43
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Medicina com Ervas
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12
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Tocar música na água
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44
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Conhecer a maneira que os pássaros brigam
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13
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Brincar com água
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45
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Aprender a comunicação entre os pássaros fêmeas e machos
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14
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Fazer guirlandas
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46
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Limpar e passar perfumes
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15
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Decorar a cabeça com guirlandas e flores
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47
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Cuidar dos cabelos
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16
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Arrumar coroas e tiaras
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48
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Enviar mensagens com símbolos
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17
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Vestir atores
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49
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Elaborar métodos de persuasão estrangeiros ou bárbaros
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18
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Decorar as orelhas
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50
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Conhecer dialetos
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19
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Fazer fragrâncias
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51
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Saber predições
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20
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Colocar ornamentos
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52
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Mecânica
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21
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Malabares
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53
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Uso de amuletos
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22
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Disfarce
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54
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Conversa
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23
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Ilusionismo com as mãos
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55
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Design literário e de remédios
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24
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Culinária
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56
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Construir locais sagrados
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25
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Fazer bebidas
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57
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Compor versos mentalmente e lexicografia
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26
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Costurar
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58
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Remendar roupas
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27
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Brincar com cordas
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59
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Aposta
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28
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Tocar a vina e o damaru
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60
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Brincar com dados e imãs
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29
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Resolver enigmas
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61
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Utilizar brinquedos
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30
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Tocar a vina e o damaru
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62
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Reforçar disciplina
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31
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Elaborar trava linguas
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63
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Ganhar vitória
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32
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Recitar livros
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64
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Acordar o mestre com musica
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Características das Artes Védicas Tradicionais:
As artes védicas são tradicionalmente voltadas a enriquecer a cultura da devoção, contém elementos da culinária, diferentes pinturas e mandalas, organização de adereços para festivais, comunicação lúdica, etc...
A base da cultura da devoção é o canto, a dança, os festivais devocionais e a vida em comunidades e famílias devocionais, portanto toda a arte é voltada para o enriquecimento dessas atividades. Aumentando a criatividade, capacidade comunicativa e devoção dos alunos.
As artes védicas no ensino fundamental:
O ensino desas 64 artes variam de acordo com a idade e capacidade cada aluno, portanto algumas dessas artes são recomendadas par ao primeiro ciclo, algumas par ao segundo e algumas para o terceiro. A idéia é que ao final do ensino fundamental o aluno vai saber pelo menos o mínimo dessas 64 artes, e irá desenvolvê-las no ensino médio.
Exige-se uma variada equipe de professores para ensinar cada uma dessas artes, que são transmitidas na forma de pequenos workshops e vivências durante o curso.
Educação Física
Apresentação:
Os exercícios físicos são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade motora, que influencia sua concentração, postura, equilíbrio, interação, noção de espaço e reconhecimento de seu próprio corpo e capacidades. Além disso a educação física nos auxilia a reconhecer as capacidades de nosso corpo como sendo um dos principais instrumentos de nossa alma.
Características da Educação Física:
Basicamente as atividades físicas que compões o curriculum védico são a Yoga, como forma de desenvolvimento do auto-controle e auto-disciplina e a Natação, como elemento sublimador da vigorosidade e energia da criança em sua fase de desenvolvimento. Especificamente para os meninos o ensino de artes marciais também o auxilia em sua auto-disciplina e para as meninas o ensino da dança também pode auxiliá-las em sua concentração e auto-controle.
Educação Física no ensino Fundamental:
O ensino dessas diferentes atividades físicas depende da metodologia do professor e do estilo ou linha seguida por ele. Existem vários tipos de prática de yoga física, várias artes marciais, vários tipos de danças clássicas Védicas, etc...O ponto central é que os alunos compreendam a importância do repeito ao mestre à disciplina no processo de aprendizagem.
Tel. 4444-5821
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